Antes de mais nada, nós já sabemos que as 7 principais notas musicais são:
Dó (C); Ré (D); Mi (E); Fá (F); Sol (G); Lá (A) e Si (B).
Além destas 7 notas musicais existem outras notas “intermediárias”, que são chamadas de Acidentes.
Bemol e Sustenido são os nomes desses acidentes.
Repare na imagem do piano:
As teclas brancas são as sete notas musicais.
As teclas pretas, portanto, são os ACIDENTES e alteram as notas em meio tom (SEMITOM).
Quando queremos deixar as notas mais altas (agudas), usamos o SUSTENIDO.
Do mesmo modo, quando queremos deixar as notas com sons mais baixos (graves), usamos o BEMOL.
SAIBA MAIS SOBRE TOM E SEMITOM CLICANDO AQUI
Bemol e Sustenido – Notas Enarmônicas
Na primeira tecla preta do piano acima, logo após a nota Do (C), temos o Dó Sustenido(C#), que tem o mesmo som de Ré Bemol (Db).
Notas com o mesmo som, porém com nomes diferentes são chamadas de Notas Enarmônicas.
Resumindo, para eu sair da nota Do(C) e ir para a nota Ré(D) eu preciso passar pela nota Do sustenido (C#).
Quando eu saio da nota Ré(D) e volto para a nota Do(C), eu passo pela nota Ré Bemol (Db).
Observação
Olha de novo na figura do piano.
Você percebeu que entre as notas MI e FÁ e as notas SI e DÓ, não existem teclas pretas?
Isso acontece porque os intervalos entre essas notas é de apenas um semitom (meio tom).
Na imagem acima, temos a Escala de Do Maior.
Os intervalos entre as notas DO e Ré, Ré e MI, Fá e Sol, Sol e Lá e Lá e SI são de um tom (o que equivale a dois semitons).
Por outro lado, os intervalos entre as notas Mi e Fá e as notas Si e Do correspondem a um semitom (meio tom).
Pequeno Resumo
Quando eu preciso deixar o som de uma nota mais agudo, eu uso o sustenido (#).
Quando eu preciso deixar o som de uma nota mais grave, eu uso o bemol (b).
Ponto final.