Bemol e Sustenido – Qual a Diferença?

Antes de mais nada, nós já sabemos que as 7 principais notas musicais são:

(C); (D); Mi (E); (F); Sol (G); (A) e Si (B).

 

Além destas 7 notas musicais existem outras notas “intermediárias”, que são chamadas de Acidentes.

Bemol e Sustenido são os nomes desses acidentes.

 

Repare na imagem do piano:

BEMOL E SUSTENIDO

As teclas brancas são as sete notas musicais.

As teclas pretas, portanto,  são os ACIDENTES e alteram as notas em meio tom (SEMITOM).

Quando queremos deixar as notas mais altas (agudas), usamos o SUSTENIDO.

Do mesmo modo, quando queremos deixar as notas com sons  mais baixos (graves), usamos o BEMOL.

 

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Bemol e Sustenido – Notas Enarmônicas

bemol e sustenido no piano

Na primeira tecla preta do piano acima, logo após a nota Do (C),  temos o Dó Sustenido(C#), que tem o mesmo som de Ré Bemol (Db).

Notas com o mesmo som, porém com nomes diferentes são chamadas de Notas Enarmônicas.

Resumindo, para eu sair da nota Do(C) e ir para a nota Ré(D) eu preciso passar pela nota Do sustenido (C#).

Quando eu saio da nota Ré(D) e volto para a nota Do(C), eu passo pela nota Ré Bemol (Db).

bemol e sustenido

 

 

Observação

Olha de novo na figura do piano.

Você percebeu que entre as notas MI e e as notas SI e , não existem teclas pretas?

Isso acontece porque os intervalos entre essas notas é de apenas um semitom (meio tom).

escala diatônica

Na imagem acima, temos a Escala de Do Maior.

Os intervalos entre as notas DO e , e MI, e Sol, Sol e e e SI são de um tom (o que equivale a dois semitons).

Por outro lado, os intervalos entre as notas Mi e e as notas Si e Do correspondem a um semitom (meio tom).

 

Pequeno Resumo

Quando eu preciso deixar o som de uma nota mais agudo, eu uso o sustenido (#).

Quando eu preciso deixar o som de uma nota mais grave, eu uso o bemol (b).

Ponto final.